domingo, 11 de setembro de 2011


Uso e Preservação da Água

Desde métodos simples que podemos aplicar no nosso dia-a-dia, aos modos de consumo sustentável utilizando os recursos de maneira que não comprometa o meio ambiente e a sobrevivência de gerações futuras. Pensando-se nas diversas formas de reaproveitamento, preservação e utilidade da água, o dia mundial da água, foi instituído pela ONU no ano de 1992, juntamente com um documento que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

A água deve ser utilizada com critério, com inteligência.Devemos refletir sobre os transtornos vindos da falta de água para que se possa ver a forma irresponsável que a utilizamos.Só damos valor a alguma coisa quando a perdemos e tomara que não acordemos tarde demais.É necessário espalhar os cuidados pela preservação e uso da água a todos que nos rodeiam.Interessante também que pudéssemos reservar em nossas casas a água que provem das chuvas, em recipientes, para uso geral como na lavagem de roupas e outros usos.A água da chuva é isenta de componentes químicos utilizados no tratamento para a sua reutilização e portanto muito mais pura e saudável. E é de graça.

Conclusões

Amanda Spalaor
A água é o maior recurso que o planeta tem, porém ela não está sendo respeitada, isso aconteceu a partir da industrialização de empresas, nós não percebemos o mal que estamos fazendo não só para nós mesmos, mas para as gerações futuras pois não a estamos conservando.
A água está mal repartida e a África é um dos países que mais sofrem com essa repartição injusta, há vários tipos de energia renovável em que a água é uma matriz energética, como podemos observar na energia Maremotriz em que se obtem energia através do movimento das ondas e das marés divido a força gravitacional da Lua, da Terra e do Sol, porém não é muito utilizada por seu pouco rendimento de energia e por causa do impacto ambiental na instalação de um alternador para transmitir a energia.
Outro tipo de energia renovável é a energia das ondas que se obtém através do aproveitamento das ondas oceânicas e possui maior densidade energética do que as outras. Já a energia azul é obtida através da diferença da concentração de sal entre a água do mar e a do rio através do processo de osmose(aonde é permitido a penetração e a saída de certas substâncias através de sua membrana), o resíduo desse processo é a água salobra, essas são apenas alguns tipos de energia renovável em que a matriz energética é a água.
Com esse trabalho pude aprender que as indústrias tem um papel fundamental na poluição da água no nosso planeta porém não podemos colocar toda a culpa em cima da indústria pois senão fossemos nós querendo cada vez mais conforto e luxúria a indústria não estaria poluindo tanto os rios e o meio ambiente.
 Devemos procurar outra forma de ter conforto, ajudando sempre o meio ambiente, principalmente conservando a água que nos é fornecida. A partir daí conseguiremos preservar o planeta e não passaremos mais a só utilizado para o nosso próprio bem estar.


Caique Zucolotto


A água é um recurso essencial para a nossa sobrevivência. É através dela que possuímos boa parte dos alimentos, mantém em equilíbrio o nosso organismo, produz energia.
Esse recurso pode ser muito importante para nós, porém se tivermos contato com a água que não foi tratada corretamente podemos enfrentar sérios problemas, como cólera, leptospirose, esquistossomose. Por isso que devemos realizar o Tratamento da Água, nele há sete etapas, desde a coagulação até a correção.
A própria natureza pode decompor a matéria orgânica na água, mas no caso de efluentes é preciso de um tratamento de esgoto, para poder remover todo o material sólido e matar micro-organismos patogênicos. Pode separar o tratamento de esgoto em três níveis: Preliminar (remoção de gorduras e areia);  Primário (tratamento preliminar, digestão e secagem do  lodo); Secundário (decantação) e Terciário (remoção de poluentes específicos).
Com o aumento de industriais, os resíduos que estas jogam aumenta junto.  Existe o Tratamento de Efluentes Industriais para tratar a água contaminada por esse tipo de atividade. Muitas instalações podem instalar um pré-tratamento para eliminar o sistema de componentes tóxicos e enviar os pré-tratados para o sistema municipal, é uma ação que toda indústria deveria realizar.
Temos 3% de água doce no planeta, sendo que somente 0,4 % são encontrados em rios, lagos e atmosfera.  As fontes hídricas são grandes, porém mal distribuídas no planeta, por isso cada país deve fazer a sua parte e cuidar da água, não desperdiçá-la.  Medidas simples, como fechar a torneira enquanto não estiver usando, fazem a diferença. Por isso, seja aquele que fará a diferença para as gerações futuras, cuide do bem mais precioso do planeta Terra.

Lidiane Betini

A água é o bem mais precioso que temos é por causa dela que matamos a nossa sede tomamos banho e etc.E por causa de industrias e empresas que estão poluindo a água e fazendo com que ela fique cada vez menos no nosso planeta.
E as fontes hídricas ser abundantes elas estão sendo mal distribuídas no planeta e então fazem com que aumente cada vez mais o consumo que cresceu mais de 6 vezes.E que  a ONU demonstram claramente que,nos próximos 30 anos a situação   global das reservas hídricas tende a piorar se a caso não haver ações energéticas.
Para o tratamento da água a primeira etapa é a coagulação que é aplicado uma dosagem de sulfato de alumínio depois vem a floculação que é pelos tanques de concreto depois vem a decantação,filtração,desinfecção,fluoretação,correção e depois disso a água pode ser consumida.
O Tratamento do esgoto tem várias fases,o preliminar,primário,secundário e o terciário.
A  Contaminação das águas vem de agrotóxicos,eliminação de esterco de animais.Para diminuir a concentração do mesmo na água,produzindo sulfeto de hidrogênio,um gás de cheiro muito forte que é tóxico.
As doenças causadas pela água contaminada são amebíase esquistossomose,ascaridíase,giardíase,hepatite e etc.E que há vários tipos de transmissão da água por parasitas ,vírus e por bactérias.


Dálet Barbosa.
O consumo de água cresceu seis vezes mais comparado há algum tempo atrás, mas são mal distribuídas no planeta, em alguns lugares  são retiradas tanta água da superfície que acaba esgotado a superfície e sobrando água mineral isso faz com que a alguns lugares seja afetados e tenha um baixo desenvolvimento e a escassez de água é maior em países que estão em desenvolvimento.
A água passa por vários tratamentos até chegar ao ser humano para que não apresente risco a sua saúde.
A primeira etapa é a coagulação onde as partículas se sujeira se unem, a segunda é a floculação onde as partículas se transformam é flocos de sujeira a terceira é a decantação onde as partículas são separadas da água a quarta é a filtração onde a água passa por filtros para tirar as impurezas que sobraram a quinta etapa é quando ela passa pela desinfecção onde é eliminado germes da água a próxima etapa é a fluoretação onde é adicionado fluossilicato de sódio para previnir a carie dentaria e a ultima etapa é a correção onde adiciona cal hidratado para que haja uma neutralização adequada.
O tratamento de esgoto tem como objetivo retirar materiais sólidos, reduzir substancias químicas, retira microorganismos e a vários tipos de tratamentos do mais simples até o mais complexo onde nesse é retirada todos os resíduos q ficaram das etapas anteriores.
Toda energia q vem da água é renovável e a maior matriz energética brasileira é a água mais a mesma não só produz energia hidráulica como muitas outras.
A quantidade de água no planeta é constante mais esta mal distribuída aonde gera vários conflitos de sobrevivência.
Possui mais água salgada do que doce em nosso planeta e com o aumento da população aumentou o consumo de água doce.
O Brasil é o país que possui maior disponibilidade hídrica do planeta e hidrografia estuda as águas do planeta.
A água potável é essencial para os seres humanos mais pesquisadores dizem que em 2025 a população sofrera com a falta de água potável ela desempenha um papel importante na economia, pois é ela que faz a refrigeração de fabricas e transportes muitos países já estão se aproveitando da escassez para ganhar mais, pois esses mesmos têm o controle de abastecimentos em vários países.
A poluição da água afeta diretamente nós seres humanos por que utilizamos a água pra tudo em nosso dia a dia, precisamos dela limpa para que possamos nos manter e com ela poluída não afeta só nó seres humanos mais como o planeta todo o ciclo biológico sai do ritmo.
Com água contaminada a muitas doenças que podemos adquirir por bactérias, vírus, parasitas e muitos outros e são doenças graves que pode levar a morte com pouco tempo de infestação.


Conclusão Gustavo Baqueta
A água é um algo que devemos preservar sempre porque não é a toa que ocupa 71% de nosso planeta,pois sabemos que vai ser sempre dela que precisaremos para viver afinal é mais difícil morrer de sede, do que de fome. 
Mas em nosso planeta hoje, com a escassez de água que está ocorrendo só existe 1% de água doce que são armazenas em lençóis subterrâneos,rios e lagos. As fontes hídricas são grandes, porém mal distribuídas no planeta, por isso cada país deve fazer a sua parte e cuidar da água, não desperdiçá-la.  Medidas simples, como fechar a torneira enquanto não estiver usando, fazem a diferença. E mais...
Há vários tipos de energia renovável em que a água é uma matriz energética, como podemos observar na energia Maremotriz em que se obtém energia através do movimento das ondas e das marés divido a força gravitacional da Lua, da Terra e do Sol, porém não é muito utilizada por seu pouco rendimento de energia e por causa do impacto ambiental na instalação de um alternador para transmitir a energia.
Outro tipo de energia renovável é a energia das ondas que se obtém através do aproveitamento das ondas oceânicas e possui maior densidade energética do que as outras. Já a energia azul é obtida através da diferença da concentração de sal entre a água do mar e a do rio através do processo de osmose(aonde é permitido a penetração e a saída de certas substâncias através de sua membrana), o resíduo desse processo é a água salobra, essas são apenas alguns tipos de energia renovável em que a matriz energética é a água.
Contudo cada cidadão deve se conscientizar que a água pode acabar em muito pouco tempo, portanto cada um deve tomar medidas que ajudem a conservar a água, devemos fazer nossa parte pra preservação e também cobrar das autoridades um tratamento de água e esgoto mais adequado.



Doenças Causadas Pela Água Contaminada

Aqui estarão expostas algumas doenças causadas pela falta de saneamento básico.


Doenças Causadas por Parasitas
 
Amebíase: O contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas.

Esquistossomose: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos contaminados.

Ascaridíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Áscaris Lumbricoides.

Giardíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya.


Doenças Causadas por Vírus

Hepatite Viral tipo A e Poliomielite: O contágio se dá ao contato (consumo ou banho) com água contendo urina ou fezes humanas.

Doenças causadas por Bactérias 

Meningoencefalite: O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com àguas contaminadas.

Cólera: O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.

Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário.

Febre Tifoide: O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados (a contaminação de alimentos ocorre ao se lavar alimentos com água contaminada).

Gastroenterites: a ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos, geralmente associados a fortes diarreias.

Desinteria Bacilar: Uma série de bactérias causam, através da ingestão de água sem tratamento, severas formas de diarreias, formando um quadro de febre, dores e mal-estar geral.

Consequências Dos Resíduos Industriais Nas Águas Dos Rios




A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela é usada por este para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos. Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações.Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde da retirada dos rios até a chegada nas residências urbanas ou rurais. A água de um rio é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez microorganismos patogênicos por litro (como aqueles causadores de verminoses, cólera, esquistossomose, febre tifóide, hepatite, leptospirose, poliomielite etc.). Portanto, para a água se manter nessas condições, deve-se evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, lixo ou sedimentos vindos da erosão.

Sobre a contaminação agrícola temos, no primeiro caso, os resíduos do uso de agrotóxicos (comum na agropecuária), que provêm de uma prática muitas vezes desnecessária ou intensiva nos campos, enviando grandes quantidades de substâncias tóxicas para os rios através das chuvas, o mesmo ocorrendo com a eliminação do esterco de animais criados em pastagens. No segundo caso, há o uso de adubos, muitas vezes exagerado, que acabam por ser carregados pelas chuvas aos rios locais, acarretando o aumento de nutrientes nestes pontos; isso propicia a ocorrência de uma explosão de bactérias decompositoras que consomem oxigênio, contribuindo ainda para diminuir a concentração do mesmo na água, produzindo sulfeto de hidrogênio, um gás de cheiro muito forte que, em grandes quantidades, é tóxico. Isso também afetaria as formas superiores de vida animal e vegetal, que utilizam o oxigênio na respiração, além das bactérias aeróbicas, que seriam impedidas de decompor a matéria orgânica sem deixar odores nocivos através do consumo de oxigênio.
A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio,cromo, chumbo) e detergentes .
A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.
Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas.

A Importância Da Água Na Economia Dos Países

Limpa, a água potável é essencial para os humanos e para outras formas de vida. O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e PIB per capita de uma região. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável. A água desempenha um papel importante na economia mundial, já que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.

O setor que consome mais água doce a nível mundial é a agricultura, nos países desenvolvidos é a indústria, e nos países em desenvolvimento é  a agricultura. A percentagem do volume total de água usada na irrigação na Índia é de aproximadamente 91%, na China é de aproximadamente 89% e na Grã-Bretanha é de aproximadamente 2%. Uma técnica que tem vindo a ser utilizada com o objetivo de diminuir o consumo de água na agricultura é a irrigação por gotejamento.
Em Portugal, o setor de atividade industrial que consome mais água é a fábrica de pasta de papel e cartão e o setor de atividade industrial que consome menos
 água é a fabricação de máquinas e equipamentos.


Somente nos últimos 20 anos, a população mundial aumentou em mais de 1 bilhão e 800 milhões de pessoas e este contingente diminuiu em um terço o suprimento de água do planeta. Analise o fato de que a necessidade de água cresce numa escala mais rápida do que o aumento populacional, pois aumenta a quantidade de indústrias (que consomem muita água) e a agricultura passa a usar mais água para produzir mais alimentos.

 A escassez já indicou o caminho do lucro a grandes grupos empresariais, especialmente da França, Inglaterra e Espanha - que controlam sistemas de abastecimento em vários países do mundo. O Banco Mundial, por sua vez, financia projetos de privatização dos serviços de água e esgoto em países do Terceiro Mundo. São projetos estratégicos para as grandes potências, que controlam o Banco Mundial, pois todos sabem que, mais cedo ou mais tarde, quem detiver o controle da água ditará as regras no planeta.

 As grandes multinacionais têm interesse especial pela América Latina e particularmente pelo Brasil (que tem 12% do volume de água doce do mundo). Por isso elas estão chegando, como já fizeram em algumas cidades da Argentina e mesmo do Brasil, basicamente no interior de São Paulo. Em alguns locais já são alvo da revolta popular, pelo aumento da tarifa, e de escândalos por pagamento de propina a políticos visando ganhar os serviços de água e esgoto da cidade.


 A Bahia está na mira e uma das gigantes do setor, a francesa Lyonnaise des Eaux, já presta serviço de consultoria e outra francesa, a Générale des Euax, está vendendo equipamentos à Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa através de uma das empresas do grupo, a OTV. Como tática usada em outros lugares, chegou de mansinho, como se não quisesse nada, vai obtendo informações estratégicas e se prepara para o golpe fatal que é a privatização.
 O próprio governo baiano trabalha a todo vapor para privatizar a água e o Banco Mundial, em seminário realizado este mês em Salvador, confirmou interesse em jogar dinheiro para empresários interessados neste projeto. Também controlada por grupos poderosos e encrustados no poder, a imprensa é forte aliada, prestando-se à fazer campanha desmoralizando servidores e empresas públicas, no interesse de "fazer a cabeça" da população.
 A desculpa do governo é de que não dispõe de dinheiro para investir no setor, mas é de um cinismo impressionante. A Caixa Econômica Federal só empresta dinheiro às empresas públicas se for para projeto visando a privatização. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social só libera dinheiro para empresas já privatizadas. São dois bancos públicos, do governo, que se utilizam de recursos do trabalhador (o FGTS, usado pela Caixa, e o Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, usado pelo BNDES) para pressionar e chantagear empresas públicas e governos municipais. E todos sabem que, no mundo inteiro, a primeira e mais grave consequência da privatização é a demissão em massa de trabalhadores.

Distribuição Geográfica Da Água Incluindo Os Conceitos De Hidrografia

A quantidade de água no planeta é globalmente constante, mas as disponibilidades hídricas apresentam grandes assimetrias, quer na sua distribuição geográfica, quer na variação ao longo do tempo, para o mesmo lugar. A água está mal repartida pelo Mundo o que gera conflitos e problemas de sobrevivência.

De toda água existente no planeta, 97,5% é salgada e apenas 2,5% é doce.Grande parte da água doce encontra-se em geleiras ou em regiões subterrâneas (aquíferos). Somente 0,4% de água doce é encontrada em rios, lagos e na atmosfera, portanto de fácil acesso ao consumo humano..Com o desenvolvimento das indústrias e o crescimento das cidades, aumentou o consumo de água. A poluição também aumentou, atingindo principalmente os reservatórios de água da superfície, matando rios e lagos. Não podemos nos esquecer de que 70% do oxigênio do planeta é produzido por algas que habitam rios,lagos e oceanos.O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta, com cerca de 13,8% sendo que: 68,5% dos recursos hídricos estão localizados na região Norte que possui 7% da população brasileira; 6% estão na região Sudeste, com quase 43% da população; 3% estão na região Nordeste onde habitam 
29% da população.


A Hidrografia é um elemento natural marcante na paisagem brasileira.
Bacias Hidrográficas são regiões geográficas formadas por rios que deságuam num curso principal de água. Os rios possuem aproveitamento econômico diversificado, irrigando terras agrícolas, abastecendo reservatórios de água urbanos, fornecendo alimentos e produzindo energia elétrica.
Os rios geralmente têm origem em regiões não muito elevadas, com exceção do rio Amazonas e alguns de seus afluentes que nascem na cordilheira dos Andes.

A Hidrografia brasileira apresenta os seguintes aspectos:
* Não possui lagos tectônicos, devido à transformação das depressões em bacias sedimentares. No território brasileiro só existem lagos de várzea e lagoas costeiras, como a dos Patos (RS) e a Rodrigo de Freitas (RJ), formadas por restingas.
* Com exceção do Amazonas, todos os rios brasileiros possuem regime fluvial. Uma quantidade de água do rio Amazonas é proveniente do derretimento de neve da cordilheira dos Andes, o que caracteriza um regime misto (pluvial e nival).
*  Todos os rios são exorréicos, ou seja, têm como destino final o oceano.
*Só existem rios temporários no Sertão nordestino, que apresenta clima semi-árido. No restante do país, os rios são perenes.
* Os rios de planalto predominam em áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de desníveis no terreno e o grande volume de água contribuem para a produção de hidroeletricidade.

Agora algumas Bacias Hidrográficas Brasileiras e de outros locais:

Bacia Amazônica



É a maior bacia hidrográfica do planeta, com cerca de 7.000.000 km2, dos quais aproximadamente 4.000.000 km2 estão situados em território brasileiro, e o restante distribuído por oito países sul-americanos: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia. Tem a sua vertente delimitada pelos divisores de água da cordilheira dos Andes, pelo Planalto das Guianas e pelo Planalto Central


Bacia do Tocantins-Araguaia



É a maior bacia localizada, dentre os principais afluentes da bacia Tocantins-Araguaia, estão os rios do Sono, Palma e Melo Alves, todos situados na margem direita do rio Araguaia. .






Bacia do São Francisco


Divide-se em quatro regiões: Alto São Francisco, das nascentes até Pirapora-MG; Médio São Francisco, entre Pirapora e Remanso – BA; Submédio São Francisco, de Remanso até a Cachoeira de Paulo Afonso, e, Baixo São Francisco, de Paulo Afonso até a foz no oceano Atlântico.




Bacia Platina


É a segunda maior bacia hidrográfica do planeta, com 1.397.905 km2. Se estende por Brasil, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina. Possui cerca de 60,9% das hidrelétricas em operação ou construção do Brasil.



Bacia do Atlântico Sul


O Brasil possui ao longo de seu litoral três conjuntos de bacias secundárias denominadas bacias do Atlântico Sul, divididas em três trechos: Norte-Nordeste, Leste e Sudeste.


A Água E Energia Elétrica

Toda energia proveniente da água é renovável.
A matriz energética brasileira é baseada predominantemente na geração de energia hídrica, mais de 90% do total gerado e consumido, ou seja, a maior matriz energética brasileira é a água.

Mas ao contrário do que muitos pensam, da água não se produz somente energia hidráulica. São muitas as formas de se gerar energia através desta fonte permanente.




Energia Maremotriz


A energia dos mares é a energia que se obtém a partir do movimento das ondas, a das marés ou da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar. Ocorre devido à força gravitacional entre a Lua, a Terra e o Sol, que causam as marés, ou seja, a diferença de altura média dos mares de acordo com a posição relativa entre estes três astros. Esta diferença de altura pode ser explorada em locais estratégicos como os golfos, baías estuários que utilizam turbinas hidráulicas na circulação natural da água, junto com os mecanismos de canalização e de depósito, para avançar sobre um eixo.
Através da sua ligação a um alternador, o sistema pode ser usado para a geração de eletricidade, transformando, assim, a energia das marés, em energia elétrica, uma energia mais útil e aproveitável.
A energia das marés tem a qualidade de ser renovável como fonte de energia primária não está esgotada pela sua exploração e, é limpa, uma vez que, na transformação de energia não produz poluente derivados na fase operacional. No entanto, a relação entre a quantidade de energia que pode ser obtida com os atuais meios econômicos e os custos e o impacto ambiental da instalação de dispositivos para o seu processo impediram uma notável proliferação deste tipo de energia.
Outras formas de extrair energia a partir da energia das ondas oceânicas são, a energia produzida pelo movimento das ondas do oceano e de energia devido ao gradiente térmico, que faz uma diferença de temperatura entre as águas superficiais e profundas do oceano.




Energia das Ondas
A energia das ondas, provém do aproveitamento das ondas oceânicas. É uma energia "limpa", isto é, sem quaisquer custos para o ambiente.
A instalação de equipamentos técnicos capazes de gerar este tipo de energia ocorreu pela primeira vez em Portugal no ano de 2008, no Parque de Ondas da Aguçadoura, a cerca de três milhas náuticas da Póvoa de Varzim.
Na evolução dinâmica das indústrias de energia renováveis a energia das ondas está a emergir. A tecnologia é relativamente nova e atualmente ainda não é economicamente competitiva com outras tecnologias mais maduras como o caso da energia eólica, no entanto o interesse por parte dos governos e da indústria continua a crescer sendo preponderante o fato das ondas possuírem elevada densidade energética, que é a maior dos recursos renováveis.




Energia Azul
Energia azul é a energia obtida da diferença de concentração de sal entre a água do mar e a do rio com o uso de eletrodiálise reversa (ou osmose) com membranas específicas para cada tipo de íons. O resíduo deste processo, é água salobra.
A tecnologia de EDR foi confirmada em condições laboratoriais. Como em outras tecnologias, o custo da membrana foi um obstáculo. Uma membrana nova e mais barata, baseada em polietileno eletricamente modificado, permitiu seu uso comercial. Com isso a energia azul, é considerada mais uma das novas energias que no futuro, quando se esgotarem as energias não-renovaveis, nos trará energia. Quando um rio despeja suas águas no oceano, há uma liberação gigantesca de energia. Coloca-se uma membrana entre dois reservatórios, um com água doce e outro com água do mar. Ela é capaz de reter íons de sal, mas não a água, gerando um fluxo de água em direção à água salgada. Aplica-se uma pressão maior na água salgada, invertendo este processo. A água do mar tem dois tipos diferentes de pequenos componentes: íons do sódio e íons de cloreto, positivos e negativos. E cada conjunto tem dois tipos de membrana. Um deixa passar apenas o íon positivo e outro somente o íon negativo. Imagine-se entre as minhas mãos a água de mar, o íon positivo passa através desta membrana e o íon negativo passa através desta membrana. Temos um circuito eléctrico, entre a água salgada e a água doce, de cada lado das duas membranas.

Energia Geotérmica

A energia geotérmica é a energia do interior da Terra. A geotermia consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de electricidade e calor.
Exemplo: central geotérmica da Ribeira Grande (Açores).
Parte do calor interno da Terra (5.000 °C) chega à crosta terrestre. Em algumas áreas do planeta, próximas à superfície, as águas subterrâneas podem atingir temperaturas de ebulição, e, dessa forma, servir para impulsionar turbinas para eletricidade ou aquecimento. A energia geotérmica é aquela que pode ser obtida pelo homem através do calor dentro da terra. O calor dentro da terra ocorre devido a vários fatores, entre eles o gradiente geotérmico e o calor radiogênico. Geotérmica provém do grego geo, "Terra" e Thermo, "calor", literalmente "calor da Terra".


Energia Hídrica – Hidráulica

A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. As turbinas por sua vez podem ser usadas como acionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador elétrico, com a finalidade de prover energia elétrica para uma rede de energia.
É necessário que haja um fluxo de água para que a energia seja gerada de forma contínua no tempo, por isto embora se possa usar qualquer reservatório de água, como um lago, deve haver um suprimento de água ao lago, caso contrário haverá redução do nível e com o tempo a diminuição da potência gerada . As represas são nada mais que lagos artificiais, construídos num rio, permitindo a geração contínua.
As represas podem ser importantes pois caso a água fosse coletada diretamente de um rio, na medida em que houvesse uma redução da vazão do rio, como em uma época de estiagem, haveria redução da potência gerada. Assim com a formação de um lago, nas épocas de estiagem pode-se usar a água armazenada, e se este for suficientemente grande poderá atender a um período de estiagem de vários meses ou mesmo plurianual.
Um rio não é percorrido pela mesma quantidade de água durante o ano inteiro. Em uma estação chuvosa, é claro, a quantidade de água aumenta. Para aproveitar ao máximo as possibilidades de fornecimento de energia de um rio, deve-se regularizar-se a sua vazão, a fim de que a usina possa funcionar continuamente com toda a potência instalada.
A vazão de água é regularizada pela construção de lagos artificiais. Uma represa, construída de material muito resistente - pedra, terra, freqüentemente cimento armado - , fecha o vale pelo qual corre o rio. As águas param e formam o lago artificial. Dele pode-se tirar água quando o rio está baixo ou mesmo seco, obtendo-se assim uma vazão constante.
A construção de represas quase sempre constitui uma grande empreitada da engenharia civil. Os paredões, de tamanho gigante, devem resistir às extraordinárias forças exercidas pelas águas que ela deve conter. Às vezes, têm que suportar ainda a pressão das paredes rochosas da montanha em que se apóiam.
Para diminuir o efeito das dilatações e contrações devidas às mudanças de temperatura, a construção é feita em diversos blocos, separados por juntas de dilatação. Quando a represa está concluída, em sua massa são colocados termômetros capazes de transmitir a medida da temperatura a distância; eles registram as diferenças de temperatura que se possam verificar entre um ponto e outro do paredão e indicam se há perigo de ocorrerem tensões que provoquem
fendas.


Curiosidade

Itaipú
O nome "Itaipu" foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma guarani, Itaipu significa "o som de uma pedra". O compositor estadunidense Philip Glass também escreveu uma cantata sinfônica em nome de Itaipu, em honra da sua estrutura.

Itaipu Binacional é a empresa que gerencia a maior usina hidrelétrica em funcionamento e em capacidade de geração de energia no mundo. É uma empresa binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 15 km ao norte da Ponte da Amizade. O projeto vai de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, no sul, até Guaíra e Salto del Guairá, no norte. A capacidade instalada de geração da usina é de 14 GW, com 20 unidades geradoras fornecendo 700 MW cada. No ano de 2008, a usina geradora atingiu o seu recorde de produção, com 94,68 bilhões de quilowatts-hora (kWh), fornecendo 90% da energia consumida pelo Paraguai e 19% da energia consumida pelo Brasil.
No dia 14 de outubro de 1978 foi aberto o canal de desvio do rio Paraná, que permitiu secar um trecho do leito original do rio para ali ser construída a barragem principal, em concreto. Que começou a alagar.
Outro marco importante, na área diplomática, foi a assinatura do Acordo Tripartite entre Brasil, Paraguai e Argentina, em 19 de outubro de 1979, para aproveitamento dos recursos hidráulicos no trecho do Rio Paraná desde as Sete Quedas até a foz do Rio da Prata. Este acordo estabeleceu os níveis do rio e as variações permitidas para os diferentes empreendimentos hidrelétricos na bacia comum aos três países. À época, quando os três países eram governados por ditaduras militares, havia o temor que o Brasil em um eventual conflito com a Argentina, abrisse completamente as comportas de Itaipu, inundando a cidade de Buenos Aires.
Lago formado pela construção de Itaipu.O reservatório da usina começou a ser formado em 12 de outubro de 1982, quando foram concluídas as obras da barragem e as comportas do canal de desvio foram fechadas. Nesse período, as águas subiram 100 metros e chegaram às comportas do vertedouro às 10 horas do dia 27 de outubro, devido às chuvas fortes e enchentes que ocorreram na época.
Quando a construção da barragem começou, cerca de 10.000 famílias que viviam às margens do rio Paraná foram desalojadas, a fim de abrir caminho para a represa. Muitas dessas famílias se refugiaram na cidade de Medianeira, uma cidade não muito longe da confluência dos rios Iguaçu e Paraná. Algumas dessas famílias vieram, eventualmente, a ser membros de um dos maiores movimentos sociais do Brasil, o MST ou Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Nos 170 quilômetros de extensão, entre Foz do Iguaçu e Guaíra, o Reservatório de Itaipu atinge áreas de 16 municípios, dos quais 15 no estado do Paraná e um no Mato Grosso do Sul. Como compensação, Itaipu paga royalties a esses municípios, proporcionalmente à área de terra alagada. Desde 1985, a Itaipu pagou ao Brasil mais de US$ 3,35 bilhões em royalties.


No Paraguai, a compensação é repassada integralmente ao Tesouro Nacional. No Brasil, 45% da compensação é repassada aos Estados, 45% aos municípios e 10% para órgãos federais, de acordo com a Lei dos Royalties, em vigor desde 1991.
A Usina de Itaipu faz parte da lista das Sete maravilhas do Mundo Moderno, elaborada em 1995 pela revista Popular Mechanics, dos Estados Unidos. Esta lista foi feita com base numa pesquisa realizada pela Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis (Asce) entre engenheiros dos mais diversos países.